Comercio abre ndomingo 21

E-mail Imprimir PDF

Comércio abre no domingo (21) que antecede ao São João

Para fomentar as compras e aquecer o comércio no período junino, atendendo aos clientes, os lojistas que desejarem abrir seus estabelecimentos nesse domingo, 21 de junho, poderão fazê-lo mediante acordo de trabalho já devidamente estabelecido.

A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e da Associação Comercial de Sergipe (Acese), esclarecendo que os lojistas poderão abrir as lojas no horário das 9 às 15h, observado os direitos dos comerciários fruto do acordo coletivo de trabalho.

Para Brenno Barreto, presidente da CDL, a medida vai beneficiar, sobretudo, as lojas que faturam no período junino, segmentos de roupas, sapatos, adereços e o comércio como um todo, “já que por se tratar de um domingo, as pessoas terão mais tempo e folga para realizar compras, aquecendo a economia local”. Os lojistas que abrirem suas lojas deverão pagar hora extra aos comerciários.

Não Facultativo – E na véspera de São João, 23 de junho, terça-feira, as entidades representativas de classe – FCDL, CDL, Acese, Sindilojas, Sicofase, Fecomércio e outras – esperam que Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju, não decretem ponto facultativo, ajudando o segmento a alavancar as vendas esse mês, diante de números tão ínfimos registrados até o momento.

Edivaldo Cunha, presidente da FCDL/Sergipe, relata que as vendas em duas datas importantes – Dia das Mães e Namorados – não registraram bons índices para os lojistas e que a economia brasileira e a instabilidade vem causando uma retração, trazendo prejuízos a todos.

“Quanto mais tivermos oportunidades de abrir nossos negócios, mais correremos atrás do prejuízo, daí o apelo para que nossos governantes não decretem facultativo no dia 23 de junho, já que teremos mais um feriado no dia seguinte, 24”, apela Edivaldo.

Governo e PMA não decretarão facultativo na sexta-feira

E-mail Imprimir PDF

Governo e PMA não decretarão facultativo na sexta-feira

Atendendo aos apelos dos lojistas, por meio de entidades representativas como CDL e Sindilojas, o governo do Estado e Prefeitura de Aracaju não decretarão ponto facultativo nesta sexta-feira, 05, um dia após o feriado nacional de corpus Christi, comemorado na quinta, 04.

“Agradecemos o gesto e a compreensão dos dois governantes, Jackson Barreto e João Alves Filho, por nos atender e aos reclamos dos lojistas que estão tendo dificuldades para manter seus pagamentos em dia”, aponta Gilson Figueiredo, do Sindilojas.

O temor da CDL era o de que, após o feriado de quinta, governo e prefeituras decretassem o facultativo, “o que certamente contribuiria para o esvaziamento do comércio num mês que já possui dois feriados e mais os festejos juninos”, sentencia Brenno Barreto, presidente da entidade lojista.

O comunicado dos governistas à CDL e Sindilojas foi feito no fim da tarde desta segunda, 01, por meio de secretários que dirigem pastas ligadas ao comércio.



--
Elton Coelho
Jornalista - DRT 723/SE
Mobile/Celular: ++ 55 079 9977.7801 ou 079 8843-4966
twitter.com/coelhoelton
facebook Elton Coelho

CDL E SINDILOJA ESPERAM NÃO DECRETAÇÃO DO FACULTATIVO

E-mail Imprimir PDF

CDL e Sindiloja esperam a não decretação do facultativo

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e o Sindicato dos Lojistas de Sergipe (Sindilojas), devem enviar oficio, ainda hoje, para o governador Jackson Barreto e o prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

As duas entidades pleiteiam junto às autoridades a não decretação de ponto facultativo na próxima sexta-feira, 05, um dia após o feriado de Corpus Christi, que será comemorado na quinta-feira, 04.

Segundo Brenno Barreto, o comércio tem sido afetado este ano devido a existência de vários feriados imprensados, no meio da semana, além dos dois que ocorrerão agora no mês de junho – 03 e 24, dia de São João.

“Esperamos que o estado e prefeitura ajudem a manter a normalidade do dia na próxima sexta-feira e que não haja decretação do ponto facultativo”, apela o presidente da CDL.

Para o presidente do Sindiloja, Gilson Figueiredo, o comércio viverá mais um mês atípico, Junho, que além de celebrar os festejos juninos, terá também a existência de dois feriados.

“Temos boas expectativas para o Dia dos Namorados na tentativa de ir alavancando as vendas, que foram fracas no Dia das Mães. Então, quando mais houver normalidade nos dias de junho, melhor”, pondera Gilson.

Desde o inicio do ano até junho, oito feriados locais ou nacionais já fizeram ou farão parte do calendário de 2015. Segundo o Sindiloja, independente destas datas, quando há decretação de facultativo em feriados imprensados, o comércio acaba sendo esvaziado e os lojistas têm dificuldades em honrar seus compromissos mensais.



--

Elton Coelho
Jornalista - DRT 723/SE
Mobile/Celular: ++ 55 079 9977.7801 ou 079 8843-4966
twitter.com/coelhoelton
facebook Elton Coelho

CDL e Acese apóiam realocação dos camelôs

E-mail Imprimir PDF

CDL e Acese apóiam realocação dos camelôs

A decisão da Prefeitura de Aracaju em desobstruir as calçadas e ruas invadidas por camelos na área central de Aracaju, bem como a realocação dos vendedores em espaços específicos, mereceu apoio por parte da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial de Sergipe (Acese).

As entidades destacaram a ação da PMA em favor do comércio no Centro, parabenizando pela atitude. “Acho que foi uma forma correta, na medida em que a prefeitura desobstruiu as calçadas, mas não deixou os camelôs na mão”, pontua o presidente da CDL, Brenno Barreto.

Com a decisão, vendedores ambulantes que comercializavam verduras, equipamentos eletrônicos, roupas e outros produtos, segunda a PMA, foram deslocados, uma parte para a avenida Coelho e Campos, e outra para o andar superior do mercado Albano Franco.

Os vendedores, conforme a CDL e Acese, comercializavam seus produtos de maneira improvisada em calçadas e nas ruas José do Prado Franco, Santa Rosa e Carlos Firpo, “o que incomodava lojistas estabelecidos regularmente e pagadores de impostos, além de dificultar a circulação de pedestres e clientes”, observou Brenno Barreto.

As entidades que representam os lojistas de Aracaju solicitam ainda da PMA que haja uma continuidade rigorosa na fiscalização, para evitar a volta dos camelôs às respectivas áreas, ou mesmo a chegada de outros vendedores tentando ocupar novos pontos de comércio ilegal.

Elton Coelho
Jornalista - DRT 723/SE
Mobile/Celular: ++ 55 079 9977.7801 ou 079 8843-4966
twitter.com/coelhoelton
facebook Elton Coelho

CDL CONDENA DECRETAÇÃO DE PONTO FACULTATIVO

E-mail Imprimir PDF

> CDL condena decretação de ponto facultativo na segunda-feira, dia 20
>
>
> A Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), está condenando a possível decretação de ponto facultativo na segunda-feira, 20, véspera de feriado, Dia de Tiradentes, por parte da Prefeitura de Aracaju e Tribunal de Justiça.
>
>
> Segundo Brenno Barreto, presidente da CDL , não há motivos que justifiquem a decretação do ponto, já que todos os outros setores da sociedade civil – comércio, bancos, bares, shoppings – estarão trabalhando normalmente, desenvolvendo suas atividades.
>
>
> “Acho que os governos deveriam se entender quando houver feriados considerados prolongados. Estas atitudes, como a da prefeitura de Aracaju e do Tribunal de Justiça, estão prejudicando o comércio sergipano”, declarou, enaltecendo, porém o gesto do governo do estado, a não decretar a medida. "Louvável a atitude do governador Jackson Barreto", destacou.
>
>
> O presidente da CDL disse ainda que hoje, 17, estará se reunido com o prefeito João Alves Filho para discussão de vários temas do comércio, em audiência solicitada, embora estranhe que, através dos meios de comunicação, já houve o anúncio de que a PMA decretará o ponto facultativo na véspera do feriado.
>
>
> Brenno Barreto mostrou que este ano o comércio será afetado diretamente com vários feriados prolongados, a exemplo de  Corpus Christi (04/06), Independência do Brasil (07/09), dia de Nossa Senhora da Conceição (12/10), finados (02/11) e outros que já antecederam estas datas.
>
>
>
>
> --
> Elton Coelho
> Jornalista - DRT 723/SE
> Mobile/Celular: ++ 55 079 9977.7801 ou 079 8843-4966
> twitter.com/coelhoelton
> facebook Elton Coelho